Músicas preferidas

quarta-feira, 4 de maio de 2011

48 Anos

Essa é uma história, onde vai contar parte da minha vida!

Uma história que começou há 48 anos atrás, quando eu tinha apenas 4 aninhos de idade. 
Foi quando comecei a aprender a escrever minhas primeiras letrinhas, com minha primeira professora, que se chamava Maria de Lourdes França Marinho.
Não vou duvidar que ela tenha sido uma das pessoas mais importantes na fase da minha educação, mas sim, a mais importante.

Eu nessa época, muito levado, danado mesmo, daqueles moleques... Mas também, carinhoso, meloso, chameguento, grudento, como meu filho mais novo, Marco Antônio, genéticamente a mesma merda!kkkk

Mas quando aprendi a ler as primeiras frases, minha querida professora, as vezes áspera, rígida! Me colocava ao lado da mesa dela para ler para todos os coleguinhas de turma, e eu o fazia! Mas sendo que, ao acabar de ler o texto no qual ela escolhia, eu acabava sentado e agarrado no colo dela, abraçando-a e beijando-a.
Talvez carência...
Mas acho que não!
Foi Amor a primeira vista, sentido na forma com que ela me tratava... Com carinho, respeito, dignidade e muito Amor, sempre!

Daí, se fundiu mais do que uma relação de professora e aluno. Como se funde o ouro e o cobre pelo ourives, para que haja liga, para assim, os dois metais se fundirem e virar uma jóia de 18k. E foi isso que ocorreu entre eu e minha primeira professora! "Nos fundimos", onde me tornei mais um dos seus filhos! E olha que ela já tinha quatro: Luiz Eduardo, o mais velho; José Augusto... Esse parecia uma hiena, não por parecer exatamente com o lado feroz do animal, mas sim, por viver a vida a sorrir o tempo todo. E naquela época, como éramos pobres, não de passar fome, mas pobres. Mas comiamos bem todos dias, pois plantávamos em nossos terrenos, e tinhámos criações. E José Augusto vendia cocadas que mãe preta fazia, uma delícia! Mas não era por ser só gostosa a cocada, que José Augusto vendia, todas em apenas alguns minutos, mas sim, pelo seu sorriso de senvergonhice, era demais! Mas pelo jeito descarado e alegre com que chegava na casa dos amigos oferecendo seu produto, no caso a cocada!... Depois de José Augusto, vinha Maria Cristina, da minha idade, implicante, ela era comigo! Talvez ciúmes,por mãe preta me tratar com tanto carinho e  Amor! Mas eu nem ligava pra ela, não estava nem aí! 
Por último, Paulo Cesar, no qual eu até hoje o chamo de Paulinho, meu irmão mais novo... éramos unha e carne, em fazer merda então, nossa! Temos histórias juntos pra contar! Mas eu era o mais merdeiro dos dois, pois aprontava mesmo!
  Paulinho à direita, Gabriel meu filhote e Antônio filho do Paulinho

Mas durante os 3 anos que estudei com mãe preta, foi uma das maiores dádivas que Deus me deu na vida, não só pela ótima professora que tive, mas por me consagrar com mais uma família, mais uma mãe e novos irmãos, que até hoje, 48 anos depois, firmamos essa amizade, esse amor em algo mais do que especial, uma magia! Apesar deles estarem hoje morando em Brasília, desde o fim da década de 60, mas nem esses 1200km fez com que esse amor se perdesse.
Foi mágico mesmo, essas lições de ternura, amizade, harmonia, carinho e amor, que durante todo esse tempo,construímos, num firmamento de respeito mútuo.
Deus me abençoou, ao me conceder tal pessoa em minha vida! Uma  pessoa que plantou valores, forjou conceitos, onde me orgulho de ser o homem que sou hoje.
Tem um ditado muito antigo, onde diz! Deus coloca na Terra, Anjos para que façam o bem, semeiem amor, onde torne parte do mundo, em algo melhor! E essa, foi uma das pessoas que ele colocou aqui, nesse planeta onde chamamos de Terra, para semear e plantar o Amor para muitos.

Ah!!
Além dos quatro filhos e, Euzinho que ela adotou lá atrás, lembram-se? Ela bem mais tarde, adotou uma menina, Sandrinha, minha mais nova Irmã, não de sangue ou, nada daquela história de genética. Mas sim, irmã de coração. Hoje formada em Arquitetura e casada com o Brunão... Brunão mesmo! Pois o cara é um gigante! Mas gente da melhor qualidade!

                               Sandrinha e Mãe Preta

Portanto!

Essa foi uma das melhores coisas que aconteceram na minha vida, onde Deus me concedeu essa pessoa, que a chamo carinhosamente de mãe preta, que hoje, faz 80 anos.

Quero desejar-lhe o parabéns mais gostoso do mundo, que hoje, você tenha mais do que alegrias em sua vida, que sei foram muitas, mas que tenha em seu coração, o Amor, que sei que todos tem por você, pois quem a conhece, se apaixona na hora!

Essa é a forma de dizer que te Amo, minha mãe preta, apesar de querer estar aí agora pra te dar um abraço, beijá-la e te desejar pessoalmente, um Feliz Aniversário.

Essa é a minha Mãe Preta, linda não?

            Uma gata de 80 anos, não é pra quem quer não, é pra quem pode!


Com todo carinho e Amor que tenho por ti.

Do seu filho branco que te Ama muito


Marcio

20 comentários:

  1. Olá, minha querida Mama!

    Infelizmente não vou poder hoje, estar aí, para te dar aquele abraço que gostaria de te dar... Apertado, caloroso, com todo Amor que sinto por você.
    Mas essa foi a forma de gratidão por ter sido agraciado por Deus, de tê-la como uma das pessoas mais Especiais na minha vida.
    Um Feliz Aniversário pra ti, abençoado e de muitas alegrias nesse coração que Amo muito.

    Do seu filho branco

    Marcio RJ

    ResponderExcluir
  2. Que coisa mais linda e comovente.

    Que anjo essa mãe Preta e que linda ela é aos 80 anos que hoje comemora...

    Vai daqui o meu desejo que ela tenha muiiiiiiiiiiitos anos ainda de alegria ,essa mesma que passa pelo seu sorriso...É tudo vindo do bem que fez por onde passou...
    ADOREI!

    Parabéns! beijos ,chica

    ResponderExcluir
  3. Marcio queridão, eu já sabia desse seu coração amoroso e exposto aqui, msm nas postagens mais ácidas, nos comentários que só vc faz com tanto afeto, mas essa manifestação me dobrou os joelhos. Que mulher mais linda, só pelo sorriso a gente percebe o quanto de verdade há nas suas palavras amorosas.
    Sempre o amor faz toda a diferença.
    bj enorme com todo carinho dessa amiga aqui que te admira mt.

    ResponderExcluir
  4. Belíssima homenagem, Márcio. E que belo filhote também. Adorei conhecê-los. Parabéns, à mae preta e à vc por ela, pelo filho e pela família. Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Você se mostrou uma puta figura agora, amigo. Esse depoimento desnudou sua personalidade e a valorizou diante de todos nós.
    Legal isso. Uma época que os professores eram bem qualificados na missão de educar e os alunos os respeitavam,
    Aplausos!

    ResponderExcluir
  6. Raízes.
    Só vive realmente que as tem.
    Isso vai muito além das conquistas materiais.
    Essa magia de fechar os olhos e perceber que o tempo não passou, que o menino de quatro anos continua tão forte e presente como antes.
    Agora brincando de pai, mas sem nunca esquecer, daqueles que fixaram seus pés no conhecimento.
    Mãe Preta, fez um belíssimo trabalho.
    Formou um Homem.
    Vida em abundância a ela.
    E a você também.
    Obrigada por compartilhada esse teu lado conosco.
    Wilma
    www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Marcito,
    Me emocionei com tua história, lembrei da minha, não com uma mãe postiça como a tua, professora que te recebeu no colo como se dela fostes. Afinidades algo que chega e fica como se a muito houvesse existido de um outro tempo que a gente desconheça. Quem sabe...
    Lembrei de minha amiga de infancia, onde os laços permanentes não se desligam. Imagine que nestas férias de janeiro estive a conhecer Vila velha- ES e por lá a encontrei. Olhos nos olhos e sorrisos e passeios, rememorações.... uma festa inesquecível laços de união que não se desliga, irmãzinha que somos.
    Puxa vida, essa tua mãe preta é mesmo muito linda, jovem e sorridente, tranquila, alma boa, coração em plenitude... Parabéns para ela e que Deus lhe dê muita paz e saúde. Quem ama ao proximo e a ele acolhe, multiplica...

    Maravilhosa postagem marcito

    Bjs

    Livinha

    ResponderExcluir
  8. Olá Márcio!!

    Saudades de vir aqui!!

    Toda experiência de aprendizagem é uma experiência afetiva. Rubem Aleves adoraria ler: "ao acabar de ler o texto no qual ela escolhia, eu acabava sentado e agarrado no colo dela, abraçando-a e beijando-a..."

    "Embora eu tenha de partir, eu te asseguro
    Que em nossas almas não haverá separação.
    Elas são uma, e, assim como bloco de ouro
    Que é distendido em folha, juntas ficarão" (John Donne).

    Beijos e carinhos!!

    ResponderExcluir
  9. Que lindo saber mais da sua historia... que homenagem mais fofa pra sua mãe Preta...ela tem um olhar muito doce querido... com certeza é o amor que há dentro dela...que Deus a abençoe infinitamente ...e voce também meu anjo de amigo...arteiro rsrs.... como eu...que fui um furação em forma de menina rsrsrs.... beijinhos pros dois...
    Valéria

    ResponderExcluir
  10. Eu chorei, vendo sua delicadeza em amar a professora e se autointitular filho dela, pois é verdade, nós temos mães pelo mundo, que sempre nos dão o amor que necessitamos no momento e nos adotam com tanto desprendimento, com tanta simplicidade que duram a vida toda... Sua segunda família é linda...
    P.S.: eu já estava com saudades de suas visitas no meu blog. Não desapareça mais, tá???

    Beijos

    Taty

    ResponderExcluir
  11. QUE LINDO É O AMOR ...
    E COMO A FORMA QUE VC CONTOU É DE UMA AFEIÇÃO
    LINDA ...
    PARABÉNS PARA SUA MÃE PRETA, QUE COM CERTEZA É UMA PESSOA ILUMINADA !!!

    ABRAÇO FRATERNO;
    GIOVANA

    ResponderExcluir
  12. Que linda historia meu amigo!
    Linda homenagem a sua linda mae preta!Por todo esse amor,é claro que a homenagem é merecida!

    80 anos?!Tens razao!Linda!Não é pra quem quer mesmo, é pra quem pode!

    Parabens a ela pelos belos anos vividos!Que Deus acrescente muitos anos de vida a essa doce professora!
    E a vc meu querido amigo,parabens pela linda sensibilidade!
    Amo te ler!

    Beijos carinhosos!

    PS:Comentei no post anterior como prometido!

    ResponderExcluir
  13. Se tinhamos uma afeição por ti, agora selou tudo de vez, mesmo sem conhece-lo pessoalmente e já como disserem aí em cimo, você se mostrou uma pessoa de grande valor em todos os sentidos.
    Gostaria também de parabenizar a mãe preta pelo seu aniversário e por está muito perto do dia das MÃES, e a você pelo seu depoimento sincero e maroto.
    Abraço baiano família Cidreira

    ResponderExcluir
  14. Marcio umas das coisas que prezo em um ser humano e em uma amizade chama-se GRATIDÃO lindo da tua parte ter e falar sobre está pessoa que tão importantye foi pra vc.
    Parabéns por você ser uma pessoa GRATA.
    Abraço,

    Ana Paula

    ResponderExcluir
  15. Meu querido Irmão!

    Bom dia José Augusto!

    Só agora vi seu comentário, pois essa semana foi uma daquelas de tomar todo meu tempo!

    Mas sei que suas palavras são verdadeiras e, que nossa amizade vai além disso, mas que nossas famílias, são e serão sempre, unidas e bem queridas por nossos corações.

    Bjs para todos... Felipe, Gabriel Marcia e vc, meu querido Irmão.

    Marcio RJ

    ResponderExcluir
  16. Oi meu amigo querido> Poderia ter lido seu comentário e dizer"sem comentários", mas não dá para passar em branco.Que linda e comovente a homenagem que fizeste as suas mães ,que raízes edificante que te fez esse homem de brilho raro.Realmente Deus põe em nosso caminho anjos de luz e você e´um deles, nesse dia das mães,que suas mães queridas sejam abençoadas e festejadas com homenagens celestiais e com a certeza que fizeram um ótimo trabalho,pois depende de nós mães o coráter dos filhos.Grande beijo e fique com Deus sempre.

    ResponderExcluir
  17. Minha mãe E sua Mãe
    Que ao dar a benção da vida, entregou a sua...
    Que ao lutar por seus filhos, esqueceu-se de si mesma...
    Que ao desejar o sucesso deles, abandonou seus anseios...
    Que ao vibrar com suas vitórias, esqueceu seu próprio mérito...
    Que ao receber injustiças, respondeu com seu amor...
    E que, ao relembrar o passado, só tem um pedido:
    DEUS, PROTEJA MEUS FILHOS, POR TODA A VIDA!
    Para você mãe, um mais que merecido:
    Feliz Dia das Mães!
    Você merece!!!
    Meu abraço meu carinho para você
    amada amiga.
    Feliz Dia Das Mães.
    beijos e beijos com infinita
    ternura,Evanir.
    www.aviagem1.blogspot.com

    Nosso Dia Das Mães..Brasil

    ResponderExcluir
  18. Por favor me perdoa te chamei de amiga..
    E amigo estou um tanto nervosa até meu blog ja sumiu hoje.
    me desculpa.
    beeijos ,Evanir
    www.aviagem1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Querido amigo, que linda homenagem, fiquei emocionada ao ler.
    Parabéns a todo as as mães e as suas queridas mães.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Márcioooooo, que postagem linda sobre sua mãe preta! E que gatona que ela é!!! rsrsrs
    Adorei ler um pouquinho da sua história, amiga.
    Bjssss

    ResponderExcluir